Informações básicas

Os tipos de cartões mais comuns são:

– Cartão de débito – o valor total da compra é debitado diretamente na conta bancária do cliente e o seu uso só será aprovado se houver fundos para concretizar a compra. Nesta modalidade, o estabelecimento receberá o valor da venda no dia útil seguinte.

– Cartão de crédito – o valor à vista ou parcelado da compra é confirmado pela operadora do cartão – através do uso do terminal de vendas – e o cliente pagará pela compra através de uma fatura que será enviada posteriormente. Para a venda efetuada à vista, o estabelecimento receberá o valor da venda 30 dias depois. Se a venda for feita de forma parcelada, o recebimento também será feito em parcelas, geralmente de 30 em 30 dias.

– Cartão de benefícios – semelhante ao cartão de débito, neste tipo de cartão (vale refeição, vale alimentação, vale combustível, etc), o empregador credita o respectivo valor para o empregado, que poderá utilizar para as compras específicas do tipo de cartão. O repasse depende do negociado com a operadora.

Em todas as formas, o recebimento dos valores é garantido, pois o valor aceito pela operadora no ato da venda foi liberado antes para o cliente na forma de um crediário pelo banco e caso este não pague no prazo estipulado, ele deverá negociar sua dívida diretamente com o banco.

 

As operações de cartões de crédito envolvem 5 participantes:

– Portador: Pessoa interessada em adquirir bens ou contratar serviços pagando através do cartão de crédito. Pode ser o titular da conta de cartão de crédito ou apenas portador do cartão adicional.

– Estabelecimento: Empresa interessada em vender ou prestar serviço recebendo o pagamento feito pelos seus clientes através do cartão de crédito.

– Adquirente: Empresa responsável pela comunicação da transação entre o estabelecimento e a bandeira. Para isso, aluga e mantém os equipamentos usados pelos estabelecimentos como, por exemplo, o POS. As maiores adquirentes no Brasil são Redecard, Cielo (antiga Visanet Brasil), Hipercard e Getnet.

– Bandeira: Empresa responsável pela comunicação da transação entre o adquirente e o emissor do cartão de crédito. As maiores bandeiras no Brasil são Visa, MasterCard e Hipercard. Para identificar qual é o emissor do cartão, as bandeiras usam os 6 primeiros números do cartão, chamados de “bin-number”.

– Emissor: (também chamado de empresa administradora do cartão) Instituição financeira, principalmente bancos, que emitem o cartão de crédito, definem limite de compras, decidem se as transações são aprovadas, emitem fatura para pagamento, cobram os titulares em caso de inadimplência e oferecem produtos atrelados ao cartão como seguro, cartões adicionais e plano de recompensas.