Como vender com cartões

As vendas a prazo ou parceladas aumentam o poder de compra do cliente que pode não ter fundos suficientes para efetuar a compra que deseja em determinado momento. Além de ser mais seguro, devido à diminuição do volume de dinheiro e cheques em caixa, o sistema acaba com o risco de inadimplência.

Para as empresas é uma ótima oportunidade de concretizar uma venda e aceitar cartões de débito, crédito ou benefícios no estabelecimento facilita este processo, além de garantir o recebimento, o que pode não ocorrer com o recebimento de uma venda por cheque pré-datado ou outros meios de pagamento, que não seja dinheiro. Além disso, é possível contratar a antecipação dos recebíveis e transformar as vendas pagas com cartões em saldo disponível na conta-corrente, mediante o pagamento da taxa de antecipação cobrada pelo banco.

Para as micro, pequenas e médias empresas o uso do terminal eletrônico (maquininha de cartão) é a forma mais comum e fácil para aceitar o recebimento através de cartões de diversos tipos. Este terminal de venda pode ser conectado a uma linha telefônica fixa, celular ou internet, através de sistemas para uso em computadores que trazem a funcionalidade de recebimento através de TEF (Transferência Eletrônica de Fundos).

A maioria dos cartões possuem uma tarja magnética ou chip que é lido pela máquina. Outras tecnologias estão sendo desenvolvidas e testadas para uso neste tipo de venda.